A alguns meses atras trouxe um post falando sobre moda consciente, com o objetivo de conscientizar vocês e abrir espaço para muito mais, começando pelo básico. Você sabe qual a diferença entre bazar e brecho? Bora la que hoje você vai entender certinho!

Muita gente tem preconceito em relação a roupas usadas por não entender a diferença entre bazar e brecho, e que existem muitos tipos de cada um deles. Foi se o tempo que roupas de brechó eram sujas, rasgadas, coisa de defunto, fora de moda… Hoje você consegue ir em um brechó e encontrar peças tendência da estação, com qualidade e num precinho bem abaixo.

Mas vamos la entender as diferenças entre eles:

Bazar: a grande maioria dos bazares são voltados para uma causa especifica, e são feito por instituições beneficentes, como ONGs e igrejas. Eles recebem doações, não fazem seleção alguma das doações, e realizam os bazares para arrecadar dinheiro para a causa em que estão envolvidos.

Brechó: Já os brechós são mantidos por um proprietário, como qualquer outro negocio. E a grande diferença em relação as peças, é que aqui as roupas são selecionadas de acordo com o tipo de brechó, na sua grande maioria são lavadas e estão limpinhas e passadas para venda.

Entendendo essa diferença básica, fica muito mais simples compreender todo o resto. Os bazares em sua maioria são feitos nos locais em que as instituições são mantidas, não tem um ambiente bonito, decorado, com cabides e vitrines, e os “funcionários” muita das vezes são voluntários, pois o dinheiro não é usado para beneficio próprio e sim para uma causa.
Já o brechó, por ser um negocio, precisa de investimentos, de clientes e de uma boa aparência, e claro que isso vai refletir nos preços das peças também.

Eu amo os dois, mas confesso que prefiro os bazares, pela variedade de peças de diferentes estilos e épocas que encontro, pelo valor, pela causa, e garimpar na bagunça é quase que uma terapia pra mim. Mas os brechós também tem seu charme, principalmente os de peças vintage, que é assunto para uma próxima postagem.

Logo mais vou trazer alguns tours que vou fazer por brechós e bazares em SP com tudo bem detalhado pra vocês conhecerem e quem sabe se apaixonarem assim como eu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *