O setembro amarelo é o mês que foi escolhido para a prevenção ao suicídio e o post de hoje é para falar sobre a importância dessa ação! Bora la!

Setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, tendo como objetivo principal alertar a população sobre a real situação do suicídio no Brasil e no mundo, como prevenir e identificar. Acontece desde 2015 no mês de setembro e tem a cor amarela quase sempre.

Vamos aos dados:
➡ Apenas hoje até o final do dia 32 brasileiros vão morrer por suicídio. 9 em cada 10 dessas mortes poderiam ter sido evitadas.
➡ São 830 brasileiros que buscam a morte todos os dias, o que dá uma média de uma pessoa a cada dois minutos.
➡ A causa mais comum, com aproximadamente 70% dos suicídios é a depressão.
➡ Aproximadamente 800 mil pessoas se matam a cada ano, 2200 a cada dia, e a cada 40 segundos um caso é registrado no mundo.
➡ No Brasil são quase 12 mil casos todos os anos
➡ Tirar a vida é a segunda principal causa de morte em todo o mundo para pessoas de 15 a 29 anos de idade e a quarta entre pessoas de 15 a 44 anos de idade.
➡ O Brasil é o 8º país com mais casos de suicídio no mundo
➡ Estima-se que em torno de 10 a 20 milhões de tentativas de suicídio frustrados a cada ano.
➡ Estudos indicam que a maioria das ocorrências acontecem na parte nobre da cidade, ou seja, os mais abastados se matam mais.

O que é o suicídio?
A definição de suicídio é o ato intencional de tirar a própria vida, mas já pararam para pensar o que realmente leva uma pessoa a tirar a própria vida?
Entre os principais motivos estão esquizofrenia, depressão, abuso de drogas, alcoolismo, transtornos psiquiátricos, dificuldades financeiras ou profissionais, perdas afetivas, problemas de relacionamento e por ai vai, mas vamos conversar um pouco sobre o assunto?

Eu tenho a mente muito aberta para esse tipo de assunto, acredito que temos que manter as pessoas que nos fazem bem por perto, mas acima de tudo alimentar o que nos faz bem todos os dias, acredito que tudo que alimentamos dentro de nós é o que somos, o que nos move, seja para o lado bom ou para o ruim.
É super normal ter momentos ruins, se sentir triste, se decepcionar com situações e com pessoas também, mas não devemos permitir que esses sentimentos nos domine e que nos defina em momento nenhum das nossas vidas. Sinta o que precisa ser sentido, viva o que precisa ser vivido e levante-se, reinvente-se, porque a unica pessoa no mundo capaz de virar a pagina é você, mas isso não quer dizer que você precise passar por tudo isso sozinho (a), nessas fases difíceis da vida mantenha pessoas boas por perto, abra o seu coração com pessoas que confie mas não dependa delas para tomar decisões que vão te fazer bem.

Eu já passei por uma situação assim a uns anos atras, sentia uma tristeza imensa dentro de mim, parecia que nada tinha graça, não via alegria em nada e nem sentido para estar aqui, ficava sozinha no meu mundo pensando e me afastava de qualquer pessoa que poderia notar e quem sabe me ajudar, fingia me sentir bem para evitar perguntas e empurrava dia após dia, até que um dia cansei. Cansei de ver as pessoas vivendo e eu simplesmente existindo, passei no médico porque não sabia por onde começar a mudar e me passaram uma lista de remédio, mas eu sabia que não eram receitas e comprimidos que iriam me tirar daquele buraco que eu me permiti entrar, apenas eu poderia sair daquela situação.
Depois de passar por esse choque de realidade, porque no momento em que parei para ver minha situação, foi um choque imenso de realidade porque não tinha perspectiva com 20 e poucos anos, e o que seria da minha vida se me mante-se assim, os sonhos que eu tinha para minha vida estavam em algum lugar dentro de mim e eu achava que ser adulta era esquecer de tudo que eu queria quando criança, mas não é, e precisei sofrer para perceber que eu cresci mas nada dentro de mim precisava mudar.
Enfim, fiz uma lista de tudo que me fazia sofrer, tudo mesmo e pedia pra Deus todos os dias força para mudar. Não queria ser mais aquela pessoa, e em silencio comecei a tomar decisões diferentes toda vez que tinha chance.
Mudei de dentro para fora, claro que não foi fácil e muitas pessoas que passaram pela minha vida me ensinaram a não ser como elas e fui evoluindo como pessoa e me descobrindo, ainda tem situações em que me perco e me sinto perdida mesmo sabendo exatamente onde estou, não é fácil, mas luto todos os dias e não permito entrar mais naquele buraco, porque eu sei exatamente o caminho e sei o que me leva pra la, então afasto tudo que eu sei que me faz mal e me aproximo e luto por tudo aquilo que me faz bem.
O segredo? Para de pensar nos outros, no que os outros vão pensar, você é único e o fato de você ser único te da toda liberdade de ser quem você quer ser. Anote todos os seus sonhos, por mais loucos e impossíveis que eles pareçam, não desista deles e eles não vão desistir de você!
Viva cada dia de uma vez e a cada dia de um passo em direção dos seus sonhos e vai chegar uma hora que seus sonhos vão preencher o vazio do seu coração e a cada dia você vai acordar com mais cede e vontade de realizar seus sonhos! A vida é unica e tão grandiosa, faça diferente, não seja metade de nada nem de ninguém, você é inteiro demais para isso!

Eu me empolgo com esse assunto, porque sei como é, como é difícil, mas estamos aqui, para ajudar quem precisa porque a vida é curta demais para olharmos apenas para o que nós sentimos. Sinto muito pelas pessoas que não encontraram ajuda, ou que não tiveram um abraço no momento de solidão, sinto muito mesmo pelos momentos que você precisava de um ombro amigo e não encontrou, mas saiba que mesmo sem te conhecer estou aqui e acredito que nada acontece por acaso, tem coisas que são lições outras simples acontecimentos, mas a maioria das coisas que te fazem sofrer é para te fortalecer, te preparar para a força que você precisa ter para conquistar a vida maravilhosa que você vai ter depois de superar toda essa dor!

Imagens: www.instagram.com/aqueleeita
Fontes: Aqui

Espero que tenham gostado do post e confesso que uma lagrima escorreu dos meus olhos enquanto escrevia, grande beijo, fiquem todos com Deus e até o próximo post!

One thought on “Setembro amarelo: prevenção ao suicídio”

  1. Oi Jackie! Cara,que texto incrível, também mexeu um bocado comigo e me lembro de uma fase da vida em que eu era como você mesma descreveu “apenas existia enquanto as pessoas viviam felizes”. Cara,como aquilo era ruim e doía muito, muito mesmo… Dou graças a Deus por ter superado isso com o apoio dos meus amigos e de um padre que me ouviu e me aconselhou. Mas isso é muito sério e precisa ser mais divulgado. Fiquei chocada ao saber a quantidade de pessoas que pensam em morrer a cada dois minutos! Isso é assustador!
    Bjks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *