Você sabe como esta o seu cabelo e do que ele precisa para ficar mais saudável? Ou o que você precisa saber para recupera-lo? Que tal fazer um teste de porosidade e dar o que seu cabelo precisa. Bora la saber tudinho sobre esse teste.

Reprodução

Como é feito o teste?
Para fazer o teste de porosidade você vai precisar de apenas um copo com água. Coloque alguns fios, desses que caem enquanto você penteia o cabelo, e aguarde uns 10 minutinhos.

Como funciona?
Todo cabelo tem porosidade, alguns mais outros menos. Com o teste do copo com água podemos determinar como está o nosso cabelo, observando como ele reage a própria água.
É bem simples quanto mais poroso estiver o fio, mais ele afunda porque absorve mais água. Observando os resultados, fica fácil determinar o que o seu cabelo necessita.

Vamos ver o que cada resultado, necessita.
–  Se o seu cabelo afundar, o seu cabelo tem alta porosidade: quem teve esse resultado, está com as cutículas super abertas. O seu cabelo até absorve a água e os nutrientes, mas perde tudo com muita facilidade. Pare ter um cabelo saudável, a dica é criar uma rotina de reconstruções capilares até que ele se recupere.

– Se o seu cabelo ficar no meio, o seu cabelo tem porosidade normal: pode ser porosidade normal ou média. Se o seu cabelo esta nessa fase ele está saudável, consegue absorver os nutrientes dos tratamentos que fizer, mas para mante-lo assim, o indicado é fazer nutrição regularmente.

Se o seu cabelo boiar, o seu cabelo tem baixa porosidade: isso significa que as cutículas do seu fio estão super fechadas, o que dificulta na absorção de água e de outros tratamentos que você possa fazer e não absorva. Nessa situação, o recomendado é lavar com água morna, nunca quente, para abrir as cutículas e fazer muitas hidratações.

Teste de elasticidade
A elasticidade capilar é o que não deixa o cabelo se quebrar com facilidade quando penteamos, prendemos ou desembaraçamos. O fio muito rígido é geralmente fraco e danificado, e precisa de cuidados especiais.

Como fazer o teste de elasticidade?
Para fazer o teste, tudo o que você vai precisar é de um fio do topo da cabeça, enrolar as pontas nos dedos como se fosse um fio dental. Vai puxando bem devagar, sem puxar na intenção de estourar o fio.

Resultados:
1- Se o seu cabelo estica e volta pro estado normal logo depois: Seu cabelo é saudável e você não precisa se preocupar em relação à elasticidade!

2- O cabelo estica igual um chiclete, o fio fica distorcido, sem voltar mais ao normal, e quebra logo depois: Seu cabelo tem elasticidade demais e isso é ruim. Ele tá fraco e danificado, então a reconstrução capilar é tudo o que você precisa pra dar uma força a ele.

3- Se o seu cabelo se parte assim que você puxa: é quando os fios estão sem nenhuma elasticidade, o que você precisa fazer é focar em hidratação e nutrição pra deixar ele menos rígido, e uma ótima opção é fazer um cronograma capilar. Muito cuidado com as reconstruções capilares, que não são indicadas porque a queratina em excesso deixa o fio mais endurecido ainda, podendo ter um efeito contrario.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *