Olha eu de novo falando mais uma vez sobre rótulos de produto de beleza, e sim, dessa vez vamos nos aprofundar um pouquinho mais e aprenderemos o que aqueles palavrões querem dizer. Bora la.

Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com

Se você é adepto ao cronograma capilar, ou esta começando agora, é super importante entender o que é composto o produto que você vai incluir uma cada uma das etapas. As vezes compramos um produto para reconstrução que não tem queratina, ou nenhum outro componente que tenha essa função, ou a queratina é um dos últimos ingredientes no rotulo (se você não entendeu muito bem o que eu disse, clique aqui e comece pela introdução nesse assunto).

Eu vou colocar essa lista em ordem alfabética, mas no começo do nome vai ter um traço com 3 opções de cores diferentes para sinalizar em que etapa do cronograma capilar você vai encontrar essa substancia. Lembrando que não é unicamente em uma etapa que você vai encontrar, mas lembre-se da ordem e das quantidades.
– Hidratação
– Reconstrução
– Nutrição
– Os que tiverem sem cor fica apenas para vocês conhecerem.

– Ácido Lático nos cabelos: Tem propriedade acidulante e faz com que regule o PH dos fios deixando-os mais alinhados e sem frizz. Quando esse ácido é aquecido, ele preenche espaços abertos na cutícula do fio, coisa comum em cabelos danificados por químicas, mas não alisa e nem modifica a estrutura do fio.

Almond Oil: É o queridinho óleo de amêndoas.

– Ammonium lauryl sulfate, ammonium laureth sulfate: São agentes que limpam os fios, removendo excesso de oleosidade e impurezas como resíduos de silicones, poeira do ambiente, agentes poluentes que se depositam no cabelo.

– Amodimeticone: O tão temido Silicone, ele forma um filme em volta do fio e que promove brilho aos cabelos. Insolúvel quando sozinho em alguma fórmula, porém quando junto aos outros agentes, torna-se liberado para Low/No-poo.

Arginine: A arginina é um aminoácido essencial que está presente na queratina capilar, mas que não é produzida naturalmente pelo corpo humano. Ela estimula os cabelos e desobstrui o bulbo ao reativar a microcirculação sanguínea, favorecendo a troca de nutrientes entre a raiz e os fios, além de diminuir a queda dos cabelos.

– Aqueous Extracts of Achilea Millefolium: Anti-oxidantes.

– Ascorbic Acid: Vitamina C que além de anti-oxidante é responsável por manter a estabilidade de algumas proteínas como o colágeno.

– Aqua: Aguá

Avocado Butter: Manteiga de karitê. A manteiga de karité protege os cabelos da radiação solar, além de ser rica em vitaminas A, D, E e F e com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

– Behentrimonium chloride: O cloreto de beentrimônio, também conhecido como cloreto de docosiltrimetilamônio ou BTAC-228, é um composto orgânico semelhante a uma cera amarela, usado como agente anti-estático e, às vezes, como desinfetante.

– Beta Carotene: Vitamina A, promove cor alaranjada nas fórmulas, sendo um pigmento natural encontrado em muitos vegetais. Perfeito para ruivas!

– Biotin: Vitamina H, biotina responsável pelo bom funcionamento das células dos fios.

– Butylphenyl methylpropional: é um componente irritante e, segundo o Comité Científico da Segurança dos Consumidores, pode induzir sensibilidade para alergias e não é considerado seguro para os consumo. O seu uso vai ser proibido a partir de 1 de março de 2022 e, até lá, deve ser evitado por todos.

Butyrospermum parkii butter: Manteiga de karite

– Caprylyl glycol: Agente condicionante e umectante, pode ser derivado natural ou sintético, com boas propriedades hidratantes. Tem propriedades bactericidas, podendo atuar como conservante quando combinado com outras substâncias dessa mesma categoria.

– Cetrimonium Chloride: É um sal orgânico, que pode ser ou não, derivado do coco. E possui a função de gerar emoliência nos fios, neutraliza cargas negativas e é um agente condicionante. É usada para condicionar os fios, mais conhecido por ser um agente condicionante, responsável por desfazer os nós, facilitar o desembaraçar dos fios e reduz a sensação de ressecamento deixada pelo uso do shampoo. Por esse motivo, é muito comum encontrar em mascaras e condicionadores, desde os mais baratinhos aos mais caros. Ele é liberado para Low Poo e No Poo, e muito usado nos chamados co washes.

– Ceteareth-20: Álcool graxo etoxilado, derivado de uma mistura dos ácidos graxos esteárico e cetílico (naturalmente encontrados nos óleo de coco e óleo de palma) empregado para emulsificar e doar viscosidade às formulações.

– Cetyl Alcohol, Cetearyl Alcohol: Alguns tipos de álcool modificados, que auxilia no controle da viscosidade do creme.

– Chamomilla Recutita: Muito utilizada pela riqueza de constituição química do seu óleo essencial. Fito ativos produzidos pela camomila realçam as luzes de cabelos claros em especial o Azuleno presente no óleo essencial. Muito usado em produtos para loiras!

– Citric Acid: Estabilizador de pH.

– Citrus Aurantifolia Fruit Extract (key lime): Extrato da fruta Lima. É um óleo essencial que auxilia na fragrância do produto e apresenta propriedades calmantes e refrescantes a fórmula do condicionador.

– Citrus Grandis Fruit Extract (grapefruit): Conservante da fórmula e hidratante para os cabelos. Também auxilia na fragrância do produto final e apresenta propriedades antioxidantes.

Creatine: Creatina, tem ação parecida com a queratina, e recupera a massa dos fios, evitando a quebra, queda e ressecamentos graves.

– Cocamide Mipa/ cocamidopropilbetaína: Tensoativos conhecidos por serem secundários, que também são responsáveis por promover limpeza e formação de espuma nos fios.

 – Coconut Oil: É o queridinho óleo de coco.

– Cyclomethicone: é um silicone volátil de baixa viscosidade usado na composição de cosméticos, deixa a pele macia, os cabelos sedosos e reduz a tensão superficial.

– Cyclopentasiloxane: Silicone solúvel, que forma um filme ao redor o fios.

– Cyclopentasiloxane: Silicone insolúvel, que não é liberado para low/no-poo.

 – Cysteine: Cisteína, é o principal componente da queratina do cabelo e, dessa forma, importante para manter a saúde dos fios e o crescimento do cabelo

– Dimethicone: Silicone insolúvel formador de filme insolúvel, que não é liberado para low/no-poo.

– Dymetypolysiloxane: Silicone solúvel.

Glycerin, Glicol, Gliceryl: Glicerina.

Glycol distearate: Agente que auxilia na hidratação impedindo a perda de água (emoliente), também auxilia a obtenção da viscosidade final do produto.

Glutamic acid: Ácido glutânico, é um aminoácido constituinte da queratina do próprio cabelo.

Gossypium herbaceum (Cotton) seed oil: Óleo de semente de algodão, agente emoliente, que promove hidratação e umectação dos fios de cabelo. Contém grande quantidade de Ômega 6 e 3.

  Guar hydroxypropyltrimonium chloride: Hidratação, proteção e desembaraço dos fios, responsáveis por reter água dentro da fibra capilar.

Histidina: É um aminoácido que compõe a queratina dos cabelos

Hydrolyzed Collagen Protein: Colágeno. Apresenta 20 tipos de aminoácidos em sua composição auxiliando na reposição para a formação de queratina nos fios.

Hydrolyzed Keratin: Apresenta propriedades reconstrutoras da fibra capilar. Repõe os aminoácidos perdidos devido à desgastes diários da fibra capilar ou cabelos sensibilizados por tinturas e processos químicos.

Hydrolyzed Wheat Protein ou Wheat Amino Acids: Proteína e aminoácidos de trigo. São responsáveis por promover a recuperação de cabelos danificados. Age formando um filme sobre os fios impedindo a perda de água e diminui a porosidade das escamas dos fios de cabelo.

Hydrolyzed silk: Proteínas da seda hidrolisadas, são agentes que promovem efeito anti-estático (anti-frizz) e umectante.

– Hydroxypropyltrimonium Chloride: Agente anti-estático, que ajuda no condicionamento dos fios.

Honey extract: Extrato de mel, agente hidratante e umectante, forma um filme sobre os fios de cabelo assim como nos silicones com a vantagem de não ter efeito cumulativo. Promove hidratação, aumenta a resistência e maleabilidade dos fios.

– Humulus Lupulus: Funciona como antioxidante e antibacteriana.

– Limonene: Fragância cítrica.

– Linalool: Fragância amadeirada.

Lysine: lisina, aminoácido constituinte da queratina, promove alisamento das escamas dos fios.

– Magnesium Citrate: Responsável por auxiliar na manutenção do bom funcionamento das células.

Manguifera indica seed butter: Rica em ácidos graxos saturados e monoinsaturados, o que a torna eficaz na nutrição, reparação e recuperação da maciez das fibras capilares.

Marrow Butter = manteiga de tutano

Melissa Officialis Extract: Extrato de erva cidreira antioxidante.

– Methylchoroisothiazolinone, Methylisothiazolinone, Metylparaben: Conservantes da formulação.

– Methylisothiazolinone (MIT): Conservante de ação bactericida, não liberador de formaldeído, bastante usado na indústria cosmética brasileira, principalmente em combinação com outros preservantes para uma ação.

Olea Europaea (Olive) Fruit Oil: Vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, propriedades umectantes e hidratantes, promove a diminuição do frizz. Agente condicionante.

Olive Oil = óleo de oliva

Panthenol: Pró-vitamina B5, reconstrutor da fibra capilar e responsável por restabelecer a integridade hídrica dos fios.

– Paraffinum Liquidum (Óleo Mineral): É um óleo derivado do petróleo refinado utilizado em produtos cosméticos como cremes de pele, shampoos e condicionadores. Que vem sendo altamente criticado nas formulações, porque o óleo mineral pode trazer efeitos indesejados, podendo comprometer a saúde dos fios e da pele.

– PEG-40 Hydrogenated castor oil: Auxiliar de fragrância e auxilia na solubilização dos ingredientes ativos.

– Phenoxyethanol: é utilizado um conservante em cosméticos e também como estabilizante em perfumes e sabonetes.

– Polyquaternium-10: Agente formador de filme, anti-frizz, auxilia na modelagem de penteados.

– Polyquaternium-7: Suas propriedades antiestáticas tornam o Polyquaternium-7 um bom agende condicionante, dando a sensação lisa e aveludada, melhorando o deslizamento e a hidratação em produtos para a pele e os cabelos. 

Proline: Prolina

Propylene glycol: Umectante, agente condicionante e auxilia a obtenção da viscosidade (consistência) do produto final.

– Propylparaben: Agente conservante.

– Rosmarinus Offcinalis (Rosemary): Restabelece o crescimento saudável dos cabelos prevenindo a queda.

Serine: Serina

– Sericina: é a proteína da seda, possui alta afinidade com a queratina do cabelo, ligando-se a ela e selando as cutículas danificadas do fio. Proporciona condicionamento e efeito anti-estático, melhorando a estética do cabelo, mantendo os fios alinhados, mais lisos e brilhantes.

Shea Butter:  Manteiga de karité

Sunflower Oil: Óleo de girassol

Silk Protein Complex: Proteína da seda, aminoácidos, que reparam a elasticidade do cabelo, auxilia na reparação dos fios danificados e sela;

– Sodium chloride: Agente que auxilia na viscosidade final do produto.

– Sodium Laureth sulfate: Limpeza e espuma.

– Stearyl alcohol: Controla a viscosidade do produto.

Sunfloer Oil: Tem efeito emoliente e protege cor.

 – Sweet almond oil: Possibilita a penetração de ativos para a pele, facilitando a absorção, rico em vitaminas e ácido oleico. Atua como hidratante (emoliente), suavizante e nutritivo, proporcionando maciez à pele.

Tocopherol/ Tocopheryl Acetato: Vitamina E, vitamina oleosa que auxilia na recuperação dos fios, pois promove a umectação deixando os fios com aspecto saudável e hidratado.

– Trideceth-12: Agente solubilizante.

h- Tyrosinato HCL: Aminoácido da queratina responsável que promove retenção de água dentro dos fios.

Wheat Amino Acids: A presença do glúten (glutenina e gliadina) constituinte da proteína do trigo promove a saúde dos fios.

– Zinc Chloride: Auxilia na manutenção e o bom funcionamento e regeneração das células.

Dicas:
– Nomes com ‘oil’ ou ‘butter’, são basicamente óleos e manteigas e por isso se encaixam na nutrição.
– Nomes acompanhados com ‘extract’, significam que são extratos de plantas.
– Vitaminas se encaixam em hidratação.

Sobre os componentes vilões, parafina, parabenos e óleos minerais, já fiz um post só sobre eles e vale a pena uma olhadinha. Para ler, é só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *