Você sabia que alguns componentes presentes na composição de produtos de beleza fazem mal e não tem nenhum beneficio? E hoje você vai entender como isso acontece, quais são as substancias que você deve ficar de olho e tirar suas próprias conclusões sobre o que vale a pena usar ou não para o seu tipo de cabelo. Bora la.

Luz foto criado por freepik – br.freepik.com

Quando o assunto é produtos de beleza, são inúmeras opções, para todos os gostos e bolsos. Mas independente do que você procura em um produto, é sempre bom saber que algumas substancias além de não ter nenhum beneficio para o seu cabelo, pode danifica-lo de formas diferentes. A lista abaixo mostra  tipos de substancias, os nomes delas no rotulo e quais são os efeitos no cabelo.

– Petrolatos
O que são?
Os petrolatos são derivados do petróleo.
– Óleo mineral (Oil Mineral)
– Parafina líquida (Parafinum Liquid)
– Vaselina (Vaseline)
– Petrolato (Petrolatum)
– Isoparafin (Isoparafina)
– Dodeceno (Dodecano)

Quais são os efeitos no cabelo?
Eles formam uma barreira em volta dos fios que acumula e impede que os fios absorvam os nutrientes, inclusive água. Além disso impedem a respiração do couro cabeludo, podendo provocar até caspa.

Onde são encontrados?
São muito comuns em condicionadores, máscaras de tratamento e leave-ins por terem função emoliente, e por mascarar o cabelo. Você usa e pensa que seu cabelo esta mais hidratado por causa do brilho, mas na verdade é um acumulo de substancias.

– Sulfatos
O que são?
Os sulfatos e sulfatantes são responsáveis pela espuma do shampoo, mas ter muita espuma não é sinal de limpeza. Por ser um desengordurante barato e eficaz, esta presente não apenas nos shampoos, mas em pasta de dente e sabonetes.

Quais são os efeitos no cabelo?
Esse componente remove a oleosidade e a umidade natural dos fios, deixando o cabelo ressecado, com frizz e sem vida.

-Silicones
O que são?
Os silicones são substancias que dá brilho ao cabelo e um aspecto de hidratação, mas de uma forma “falsificada”. Isso porque eles acumulam nos fios, igualzinho os petrolatos, impedindo seu cabelo de receber os nutrientes que ele precisa para ser saudável e bonito de verdade.

Amodimethicone, Cethearyl Methicone, Cetyl Dimethicone, Cyclometicone, Cyclopentasiloxane, Dimethicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Trimethylsilylamodimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Phenyl Trimethicone, Dimethylpolysiloxane,Bis-Aminopropyl Dimethicon, Copolyol Dimethicone, Lauril Copolyol Methicone; Proteína hidrolisada do trigo (Hydroxypropyl Polisiloxano)

Existem dois tipos de silicones: os solúveis e insolúveis, e o lado ruim está nos insolúveis.
Solúveis: São solúveis em água, são os menos prejudiciais e podem ser aceitos para quem segue a técnica Low Poo, mas não devem ser usados por quem segue a No Poo.
Insolúveis: Não são solúveis em água, deixam resíduos e acabam acumulando nos fios.

Quais são os efeitos no cabelo?
Ele é um protetor térmico potente, que mesmo com calor impede a perda de umidade desse fio, além de deixar o cabelo mais fácil de finalizar evitando atritos que podem causar a quebra, e diminui o frizz e deixa os fios alinhados e com brilho.

– Parabenos
O que são?
São conservantes sinteticos usados para que os produtos não estraguem e que podem causar irritações, alergias e doenças como câncer, segundo pesquisas da Universidade de Reading. Além dos produtos capilares, eles estão presentes em cremes, desodorantes, esfoliantes e outros tipos de cosméticos, como batons ou rímel.

Metiparabeno, Propiparabeno, Etiparabeno, Bultiparabeno, Butiparabeno e Isobutyparaben.

E eis a questão, usar ou não usar? Vai da consciência de cada um, o meu cabelo é colorido e faço colorações com frequência, por isso não uso shampoo com sulfato porque sei que desbota e resseca muito os meus fios. Mas se quero trocar de cor, eu opto por usar um que seja mais pesado.
Já nos outros casos, eu ainda estou aprendendo a fazer substituições e adaptar o meu cabelo ao que funciona melhor pra ele. Cabe a você fazer o mesmo e ver o que funciona no seu cabelo para substituir produtos que não trazem benefícios reais.

Logo mais eu vou aprofundar nesse assunto e trazer uma lista completinha para vocês.

One thought on “Tipos de substancias que fazem mal para o cabelo”

  1. Olá menina… Gostei do seu blog com informações super importantes.
    Vc pode me indicar uma linha de mascara capilar sem produtos quimicos nocivos a saude? Meu cabelo e de minha filha são cacheados. e o meu é com quimica de descoloração… Entao procuro por mascara menos nociva aos cabelos…
    Se puder me ajudar eu agradeço imensamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *