Olha eu aqui de novo falando de No-poo e Low-poo, por apenas um motivo, eu amei e to aderindo cada dia mais as dicas e técnicas. E olha que eu sou lisa e colorida, e só estou tendo benefícios maravilhosos. E para quem não entendeu muito bem como começar, ou ficaram duvidas, o post de hoje é pra você. Bora lá amiga!

Se você quer começar , precisa entender algumas coisinhas antes, e claro que já tem post por aqui de diversos assuntos relacionados:
– O que é Low-poo e No-poo?
– Lista de substancias toleradas, proibidas e permitidas
– Aplicativos que vão te ajudar a ler os rótulos
– Como ler os rótulos

Deu pra tirar todas as duvidas? Agora só botar em pratica!

Como começar a colocar em pratica as técnicas?

1- Pra começar você precisa saber quais produtos você tem que são liberados para a técnica, e se você tiver muitos produtos que não são permitidos, você pode esperar eles acabarem para começar, ou doar para alguém que vá usar.

2- Depois de separar tudinho, você precisa limpar e higienizar pentes, escovas, presilhas e tudo que você já usou no cabelo para remover toda parafina, parabenos e todos os resíduos que podem ter acumulado.
*Uma dica é deixar um shampoo com sulfato para fazer essa higienização.

3- Comece lavando o cabelo com shampoo com sulfato mas sem petrolatos, apenas dessa vez e se você não é adepto a nenhuma das técnicas, apenas para remover os resíduos que estão no seu cabelo. Lave bem, e se precisar repita a lavada mais de uma vez. Depois disso o seu cabelo vai ficar livre de resíduos e prontinho para começar a receber os produtinhos liberados.
Se o seu cabelo ficar com cara de ressecado, o que com quase toda certeza ele vai ficar, você já pode fazer uma boa hidratação com os produtos liberados para low-poo.
* Fique atenta se o shampoo que você usar nesse começo de processo tem algum desses componentes: mineral oil, paraffinum liquidum, isoparafin, petrolatum, vaselin, dodeceno, isododecano e alkane (lista completa aqui).
* Você deve fazer esse processo antes de começar as tecnicas apenas uma vez, com exceção de quem faz uso de químicas no cabelo. Aquelas que fazem uso de tinturas, botox, cauterização, alisamentos químicos etc. devem recomeçar o processo sempre que passar por um destes tratamentos.

No-poo
Se você escolheu a técnica No-poo para cuidar dos seus fios, agora é só aplicar um condicionador liberado, desembaraçar e enxaguar os fios.
No dia-a-dia, você não vai fazer uso do shampoo, mas tem uma outra técnica muito usada que é co-wash, e essa sim você vai usar muito. Que consiste em pular a etapa do shampoo e usar condicionadores para fazer a limpeza dos fios, já que eles também contem emolientes que são capazes de fazer a limpeza do seu cabelo, mas apenas os próprios para a técnica, livre de elementos que alteram a estrutura química do cabelo, como os sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis..

O modo de aplicar a técnica é bem simples:
1- Molhe o cabelo sujo e massageie por alguns minutos para começar a soltar a gordura do couro cabeludo. Em seguida, com uma toalha, retire o excesso de umidade;
2- Em seguida, condicione os fios, inclusive a raiz, com um condicionador próprio para co-wash. Se seus cabelos estiverem secos, não economize no condicionador.
3- Faça uma massagem no couro cabeludo com as pontas dos dedos para ativar a circulação e facilitar a penetração dos ativos do produto e limpar removendo os resíduos;
4- Enxague bem para retirar todo o produto da raiz;
5- Aplique uma quantidade agora só no comprimento e pontas, enluvando os fios, para condicionar o cabelo;
6- Enxague, seque os fios com uma camisa de algodão, uma toalha de microfibra ou papel toalha. Não esfregue!
7- Finalize.

Para hidratar, é só usar a máscara liberada evitando a raiz, depois do co-wash e condicionar os fios.
Para colorir os fios, procure tinturas e tonalizantes liberados para a técnica. Você precisa checar se todos os passos do kit de coloração são livres de petrolatos e silicones insolúveis, ou se preferir pode usar um kit da sua escolha, mesmo que tenham substancias proibidas, e depois reiniciar na técnica.
Os cuidados na hora de escolher os produtos deverá optar por leave-in e cremes de pentear, máscaras, etc. livres de petrolatos e silicones em suas composições.

Mas calma: caso você precise usar algum produto com petrolato ou silicone, basta você lavar o cabelo com shampoo com sulfato novamente e retornar ao no poo.

– Máscaras liberadas para No poo
Manteiga de Coco e Pracaxi Soft Hair;
Manteiga Tutano e Queratina Soft Hair;
Creme de Tratamento Hidratação Intensiva Monange;
Máscara de Tratamento Bio Extratus Cachos Perfeitos Botica Cachos;
Máscara Super Hidratante Morte Súbita Lola Cosmetics;
Umectação de Oliva Lola Cosmetics;
Máscara de Tratamento Bioderm Oro Argan.

Se você quiser ver uma LISTA completa de produtos permitidos para No-poo, clique aqui e confira.

Low-poo
Esse método na minha opinião é mais simples de colocar em pratica. Você precisa ter os produtos permitidos e seguir uma das opções abaixo de uso:

1- Shampoo sem sulfato + condicionador (Deve ser feita pelo menos 1 vez por semana para evitar o acúmulo de resíduos nos fios)
2- Shampoo sem sulfato + condicionador com função co-wash
3- Condicionador co-wash + outro condicionador para low poo

Você pode usar um shampoo sem sulfato e um condicionador liberado para low poo que não necessariamente é co-wash.
No Low Poo o uso de silicones solúveis e insolúveis é liberado, mas se você sentir que seus fios estão ficando muito pesados reduza o uso.
É importante destacar que a fórmula de determinados produtos cosméticos muda com frequência, por isso é preciso prestar bastante atenção para saber se de fato o produto continua liberado. SEMPRE CHEQUE O RÓTULO antes de levar um produto pra casa. Tem aplicativos que podem te ajudar nesse momento, clique AQUI que tem post.

*Para reconstrução
Sempre que for fazer uma reconstrução, lave os cabelos com shampoo sem sulfato.

*Hidratação e nutrição
As hidratações e nutrições podem ser realizadas após o co-wash, caso a pessoa não queira usar shampoo ou esteja seguindo algum cronograma capilar no qual shampoos não devem ser usados durante aquele período.

No entanto, não há nada que contraindique o uso do shampoo sem sulfato antes da aplicação de cremes de tratamento.

– Condicionadores liberados para Low-poo
Condicionador Divine Curls Inoar;
Hidratação Intensa Oro Argan.

– Cremes de pentear liberados para Low poo
Creme de pentear Cachos Perfeitos Monange;
Creme de pentear Casulão Bicho S Bom;
Creme de pentear Salon Line Cachos dos Sonhos;
Creme de pentear Salon Line #TodeCacho Crespíssimo Poderoso;
Creme de pentear Salon Line Crespo Divino.

– Máscaras liberadas para Low-poo
Creme de Tratamento Cachos Perfeitos Monange;
Máscara Capilar Eh! Reabilitação Já!
Creme de Tratamento Dream Cream Lola Cosmetics.

É importante lembrar que tudo o que é liberado para o no-poo, também é liberado para low, e que existem muito outros produtos liberados para as técnicas.

E para quem usa tintas e tonalizantes, aqui tem uma lista com algumas tinturas tonalizantes liberados em Low-poo:
Coloração Jeans Color;
Coloração Majirel;
Coloração Salon Line Color Total Pro;
Coloração Casting Creme Gloss;
Totalizantes Lola Colors;
Tonalizantes Soft Colors;
Máscara Matizante Sexy Blonde Lola Cosmetics;
Máscara Matizante Specialist Blonde Amend;
Máscara Matizante Loira de Farmácia Lola Cosmetics;
Máscara Matizante Extend Haskell;
Máscara Matizante Emulsão Matizante Tratta;
Máscara Matizante Cinza Bioextratus Specialist;

Não esquece que tem muitos outros posts falando de cabelo aqui no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *