Ter um planejamento em tudo na vida é essencial para alcançar o sucesso, inclusive no blog e nas redes sociais. Pensando nisso, vamos aprender tudo sobre como criar um calendário editorial, para que ele serve e em como ele vai te ajudar a alcançar mais pessoas com conteúdo relevante. Você sabe o que é ou para o que serve? Te explicamos tudo isso agora!

➡ O que é um calendário editorial?
Calendário editorial serve para você entender tudo que esta acontecendo com o seu blog e redes sociais em relação a produção de conteúdo, tanto com o que foi postado, como o que vai ser postado, ajudando você a se planejar e tomar as melhores decisões para o seu blog.
É um cronograma com todas as estrategias de marketing que serão implantadas no seu negocio. Você pode colocar datas das publicações de suas redes sociais, postagens para o blog, divulgação de postagens, envio de e-mail, e tudo que estiver relacionado ao seu blog.
Com o calendário planejado, você terá controle de tudo que tem que fazer para atingir metas e resultados, evitando imprevistos e atrasos.

➡ Quais os benefícios de se ter um calendário editorial?
Melhora na frequência das publicações
Te ajuda a criar um padrão nas suas publicações de forma consistente, e isso influencia diretamente no trafego orgânico do seu blog. De acordo com a pesquisa Content Trends 2016, sites/blogs que publicam 13 ou mais publicações mês geram o dobro de visitas.
Defina o cronograma de publicações de forma que você possa cumprir sem ser exaustivo.

Conteúdos planejados
Ter conteúdo planejado tanto para o seu blog, quanto para todas as redes sociais você consegue planejar para todos os conteúdos “conversarem” com o seu publico e alcançar mais pessoas.

Ter métricas do seu blog
Com o calendário em ação fica mais fácil ter métricas do que da certo ou não para o seu blog e redes sociais. Tenha sempre todas as informações que podem gerar avaliações do que esta funcionando ou não, como numero de visitantes, curtidas, comentários, resultados orgânicos, diretos e tudo que parecer relevante.
💡 A partir das informações presentes em um calendário editorial, você pode avaliar, por exemplo:

– Quais dias e horários têm melhores resultados na postagem do seu blog;
– Quais dias e horários têm melhores resultados em redes sociais;
– Quais são os temas mais procurados e acessados pelo público-alvo;
– Quais são os melhores tamanhos de posts com base nos resultados;
– Quais CTAs apresentam melhor performance;
– Qual a frequência ideal de postagem.
Todos esses dados podem te ajudar a desenvolver uma estratégia melhor e adaptar o que esta dando certo e o que pode melhorar.

Criatividade a mil para criar
Uma das coisas que mais me ajudaram desde que eu comecei a usar calendário editorial aqui no blog, foi o fato de sempre ter conteúdo, a minha criatividade para manter as lacunas preenchidas esta sempre em alta, criatividade a mil.
Na hora que estou escrevendo, outras ideias vem, outros formatos para se falar daquele mesmo assunto, perguntas que ficaram sem resposta, e tudo isso são novas ideias para publicações futuras. Se esse tem sido um problema para você, acho valido aderir ao método.

Sem atrasos nas publicações
Você estará sempre um passo a frente, com tudo planejado e organizado, as publicações podem ser programadas e isso vale para todas as formas de publicação, evitando atrasos, correrias e desgaste psicológico também!

 💡 E como fazer um calendário editorial?
1- O primeiro passo é escolher onde você vai cria-lo.
Eu faço o meu em um caderno, usando o método Bullet journal que super funciona comigo, mas existem muitas outras formas de criar e gerenciar o seu calendário editorial.
Algumas das opções mais utilizadas são:

– Google Calendar : O calendário da Google não é uma ferramenta especifica para essa função, mas permite que você personalize de forma pratica e rápida. Vale a pena dar uma olhada e ver se você se adapta!
 Trello:  Se você é adepto ao metodo “Srum” ou “Kabam”, vai se adaptar facilmente ao Trello, pois essa função esta disponível gratuitamente.
Excell: Aos que sabem usar essa ferramenta, tambem é possivel adapta-lo e criar o seu calendario de uma forma bem simples.
 Editorial Calendar: Para quem usa o WordPress, tem esse plugin que permite que você visualize todas as postagens agendadas podendo editar títulos e o conteúdo de forma simples.
Content Tools: Essa ferramenta esta disponível para download gratuitamente no site da Content Tools, e é ótima para criar um calendário editorial simples mas super funcional.

2- Defina uma frequência de publicação
O próximo passo é definir a frequência de suas publicações.
Essa etapa tem que ser planejada com exatidão pois vai influenciar todo o resto.
Ter uma alta frequência nas suas publicações vai ser ótimo para seu engajamento e alcance, mas sempre leve em consideração o seu publico e produza algo que seja relevante para quem te acompanha. Tenha certeza que vai conseguir cumprir com o cronograma, pois não adianta em nada postar uma semana todos os dias e na outra, não postar nenhuma vez. Consistência é tudo!

-Posts no blog/site: 3 por semana
-Posts no Facebook: 14 por semana
-Posts no Instagram: 7 por semana
-Posts no Youtube: 2 por semana
-Email de divulgação: 1 por semana

3- Faça o planejamento
Com uma ferramenta em mãos e o planejamento definido, agora é hora de fazer o planejamento. Lembre-se de marcar no seu calendário datas importantes que podem influenciar as suas publicações.
Coloque nas datas os horários que suas publicações serão publicadas, quem vai publicar, categorias, destaques, status, pauta, palavras-chave, tudo o que puder ser preenchido e te ajude a focar no conteúdo.

O que deve ter em um calendário editorial?
– Data de publicações do blog
– Data das publicações em redes sociais
– Pautas e formatos de cada um dos conteúdos
– Palavras-chave usadas na criação dos conteúdos
– Datas e prazos das publicações
– Divulgação em redes sociais
– Promoção em e-mail marketing
– Horário das publicações
– Datas importantes, como feriados, eventos, reuniões, etc…

Reprodução

4- Escreva e tenha “estoque” de publicações
Isso foi algo que eu comecei a fazer e que deu super certo. Tenho publicações que escrevo no meu tempo livre que não tem prazo de vencimento e que sempre incluo em dias que sobram espaço para publicar.
Isso também vale para imagens publicadas nas redes sociais, é sempre bom deixar conteúdo adiantado para momentos que você precise ficar “off-line” e não se preocupar.

5- Divulgue
Defina as formas de divulgação que você vai postar e programe com o máximo de endenteceria possível. Isso te da tempo para focar em manter o cronograma de tudo em dia.
Para as redes sociais, determine:

Os conteúdos a serem promovidos
Datas de publicação e horários para cada um dos conteúdos. Muitos sites grandes utilizam a regra 444: para cada conteúdo lançado, promova 4 chamadas diferentes, em 4 dias diferentes e em 4 horários distintos. Assim, você aumenta as chances de alcançar um maior número de pessoas.
– Em quais redes sociais a divulgação será feita
Quantas vezes o conteúdo já foi promovido e quantas ainda serão
Os objetivos com a divulgação, como: atração de tráfego, geração de leads, engajamento.
Opções de chamadas para a divulgação
O status da publicação: publicado, agendado ou não finalizado.

5- Siga o cronograma, acompanhe e meça resultados
Com tudo organizado, procure seguir a risca, é a unica forma de dar certo. Coloque em pratica, anote os seus resultados, fique de olho no que pode melhorar, no que esta dando certo e adapte o que for melhor para o seu estilo de vida.

Na próxima semana vamos aprender como divulgar uma publicação de forma simples sem ser chato.
Espero ter ajudado a dar uma facilitada na vida de vocês.

Se tiverem alguma ideia de publicação que possa ajudar nesse quesito, deixem nos comentários que vou adorar ajudar!

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