Muita gente ainda não entende a importância de colocar o seu conteúdo organizado por categorias e tags no blog e como isso influência na relevância do seu conteúdo. Hoje você vai entender o porque é importante criar uma estrutura entre suas publicações, categorias e tags.

Aumentar a visibilidade do blog e a relevância para mecanismos de busca ajudando o seu blog a ser encontrado com mais facilidade nas pesquisas, é um ótimo motivo para você colocar as nossas dicas em pratica. Mas para isso, entenda melhor o que são categorias e tag:

💡 O que são categorias?
Categorias são como pastas onde você organiza seus posts por assuntos segmentados. Os assuntos colocados numa mesma categoria precisam ser semelhantes, com temas parecidos, para que fiquem no mesmo lugar e que seja fácil de encontrar. Dessa forma o leitor poderá encontrar um assunto de seu interesse em uma só categoria sem precisar ficar perdendo tempo com assuntos que para ele não é relevante.

  • Evite repetir categorias em uma mesma postagem, não que isso seja errado, mas é recomendado para um blog mais estruturado e otimizado que não faça isso.
  • Crie categorias simples e claras, que remetam ao assunto a ser tratado de forma genérica. Um bom exemplo seria a categoria CABELO aqui do blog, nela podemos falar de centenas de tipos de publicações sobre cabelo sem a necessidade de criar uma nova categoria para isso.
  • Antes de criar uma categoria, revise as que você tem e veja se o post não se encaixa em alguma dela.
    Reprodução

    💡 O que são tags?
    As tags como o nome diz, são etiquetas e foram criadas para ajudar na organização do blog, como subcategorias, onde você pode colocar mais detalhes sobre a categoria que a sua postagem se encaixa, como um complemento.
    Outro exemplo usando a categoria CABELO, se você colocou na categoria uma postagem falando de coloração, pode colocar tags que complementem o assunto falado, como:
     Cabelos loiros
     Coloração
    – Cabelos coloridos
     Mechas
    – Loiros
     Platinado

    Pensa sempre estrategicamente e não deixe nenhuma postagem sem categorias e tags.

    💡 E quantas tags colocar por publicação?
    O necessário para complementar a categoria, não adianta encher de tags, bom senso na hora de decidir quais colocar é necessário. Nas minhas publicações gosto de colocar de 3 a 4 tags, penso sempre em algo que complemente e diferencie o post dos outros que estão na mesma categoria, exemplo:

    ➡ Postagem: CABELO AZUL
    ➡ Categoria: Cabelo
    ➡ Tags: Cabelo azul, Azul de metileno, tintas fantasia

    💡 Penso no que a pessoa esta pesquisando, no que ela espera encontrar e no que pode interessar.

    Enfim, as categorias e tags que serão criadas dependem exclusivamente do seu conteúdo, mas as regras para um blog bem organizado valem para qualquer nicho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *