Mudar os hábitos alimentares é uma super tarefa, e para muitos uma missão quase impossível, mas com essas dicas da para começar a tentar já!

Divulgadas pelo Google sem fonte certa

É quase impossível encontrar alguém hoje que se sinta feliz com o próprio corpo, independente da idade sempre tem algo que queremos mudar.
Eu desde os 12/13 me sinto incomodada, mas na época não podia fazer muito já que meu corpo ainda passaria por muitas transformações e é muito tipico da adolescência essa insatisfação.
Agora com 25 anos e 20 quilos a menos (falta alguns muitos ainda), posso dizer que sei o que pode ajudar a mudar os seus hábitos também, lembrando que não sou nutricionista e que já me consultei com vários médicos, alguns me ajudaram, outros apenas tiraram a folha da gaveta e mal olharam na minha cara.
O que me ajudou durante esses anos foi a base de muita pesquisa e experimentação, e foi muito importante na minha perda de peso.

Aqui vai algumas dicas bem preciosas pra você que quer começar, mas não sabe por onde.

Diminuir o consumo de sal
O sal é importante para manter o funcionamento e o equilíbrio do nosso corpo. A dose recomendada é de 2,4 gramas por dia, o que daria uma colher rasa de café ou uma tampa de caneta, porém chegamos a consumir 12 a 16 gramas por dia. O excesso pode trazer consequências como: inchaço, já que o sódio provoca retenção de líquidos, aumento na pressão arterial, podendo levar a infarto, derrame e prolemas renais.

Eliminar açúcar refinado
O açúcar não é um alimento, é um produto químico,  passa por um processo onde é
retirado tudo que pode ser aproveitado, restando apenas carboidrato. Se consumido diariamente e em excesso pode trazer problemas como: baixa imunidade, câncer, diabetes, osteoporose, caries, desequilíbrio imunológico, hiperglicemia, depressão, obesidade e por ai vai.

Evitar refrigerantes
Refrigerante é algo delicado pra muita gente, mas vale a pena cortar. Ele é feito com corante de caramelo para dar cor, que pode provocar tumores malignos 😲. Em excesso enfraquece os dentes e os ossos, aumenta a massa gorda, colesterol e o nível de triglicerídeos e além de tudo isso pode causar danos nas atividades cerebrais.

Eliminar temperos artificiais
Os temperos na verdade se chama glutamato monossódico, e nada mais é que um aditivo que realça o sabor dos alimentos.  É uma substância que causa com frequência, náuseas, vômitos, enxaqueca, asma, taquicardia, tonturas e até depressão. Da pra acreditar que uma coisa tão comum na cozinha e nos alimentos pode ter tudo isso?  Aaaaaaaa tirando o sódio. 

Fazer substituições por alimentos integrais
Alimentos integrais são aqueles que não tiveram sua estrutura modificada no processo de industrialização e manteve vitaminas, minerais e as fibras. Eles saciam mais rápido e melhora o funcionamento do seu intestino.

Imagens divulgadas no Google

Legumes e verduras sempre
São pouco calóricos, boa fonte de fibras e nutrientes que ajuda a regularizar o funcionando do organismo, desintoxicando e ainda vai te ajudar a perder peso. Só toma cuidado na hora do preparo pra não exagerar no tempero.

Atividade física
A parte que mais dificulta pra muita gente por conta da rotina é a atividade física. Pra perder peso tem que ter uma queima calórica, mas os benefícios de praticar algum tipo de atividade física vai muito além do emagrecimento.
Se você não tem tempo de incluir uma horinha de exercício no seu dia, tente trocar o elevador pela escada, caminhe até o mercado, dance na frente da TV, se divirta e não se esqueça, um pouquinho cada dia já faz diferença.

Espero ter ajudado a dar o primeiro passo, motivos não faltam para você ter uma vida mais saudável, eu estou tentando e devagar chegarei no meu objetivo. Vou postando coisas novas que vou testar e logo mais contarei sobre esses 20 quilos a menos na minha vida. 

 

9 thoughts on “Os primeiros passos para mudar seus hábitos alimentares”

  1. Você é uma guerreira e um exemplo para muitas pessoas que necessitam desse estímulo inicial para essa luta. Trata-se de muito mais que vaidade, é saúde. Do corpo e também da mente. Excelente postagem com dicas muito bem claras. Beijo carinhoso.

  2. Uma verdade, e além disso eu sempre digo a mesma coisa. Reeducação alimentar é bem diferente de dieta, mas NINGUEM percebe isso. Ou quase ninguém. Parabéns pelos seus 20 kg a menos. Dicas que todos estão fartos de ‘ouvir’ ou ler mas não fazem. Precisam sempre de ter alguém como prova de que aquilo é verdade.

  3. Gente, você parece sempre acertar o que eu estou precisando ler ou pesquisando sobre. Aos poucos estou mudando minha alimentação, e espero que em breve consiga ter a alimentação, que eu desejo.
    Menina, mais uma vez parabéns.
    To adorando teu blog

  4. Ui, não é muito fácil, mas eu tenho evitado refrigerantes e frituras!
    O complicado é que comer bem e de forma saudável, infelizmente sai bem caro…
    Ámeiii o post.
    Beijos!

  5. Amei o post. Acho que esse assunto tem que ser divulgado cada vez mais. Muita gente não entende quando eu falo que não faço dieta e sim reeducação alimentar. Estou em busca do equilíbrio e a cada dia vejo diferenças enormes mas que consegui sem neuras sabe?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *